-
Arquitetos: WAU Design
- Área: 240 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Siming Wu
-
Fabricantes: Artemide, Bucalu, Dasso, Flexform, Hafele, Objekto, Studio Italia Design - Lodes, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no vilarejo de Wuyang Town, no oeste de Guangdong, China. Os proprietários são os pais do arquiteto. Eles desejavam uma casa autoconstruída no terreno que viviam originalmente, que pudesse acomodar os pais e duas famílias de irmãos, enquanto seguisse o Feng Shui e os costumes rurais. Esta é uma casa de família com função sacrificial.
A planta é um levemente e classicamente simétrica, e o enorme telhado cobre a maior parte do terreno. Sob ele está um espaço semi-interno com função sacrificial, o "Ming Hall", prestando homenagem à organização "três cômodos - dois corredores" das casas tradicionais locais. Os deuses e antepassados são cultuados aqui, e os espaços internos e externos seguintes constroem um rigoroso sistema sacral para pessoas, deuses, antepassados e natureza.
O pátio introspectivo e um imponente salão, criam uma atmosfera misteriosa de "templo", apontando para os lugares inacessíveis. As salas de estar diárias tradicionais estão localizadas em ambos os lados do "Ming Hall", de modo a refletir a reverência das pessoas à natureza e aos deuses.
A laje e a parede são visualmente independentes, criando respectivamente uma sensação de extensão horizontal e vertical neste espaço arquitetônico introspectivo. Através do sistema de drenagem oculta, a diferença de elevação entre o interior e o exterior é eliminada, ao mesmo tempo em que o mesmo material utilizado nos pavimentos internos e externos aumenta a fluidez do espaço.
Claro e escuro, alto e baixo, seco e úmido, o espaço é tratado dualmente, de modo que a diferença de temperatura gera fluxo de ar, e a casa inteira tem uma sensação de brisa fresca. Sob o telhado, com uma forte sensação de envolvência, os membros da família que vivem em um clima quente e úmido podem experimentar uma rara sombra.